Giovanna Antonelli é investigada por suspeita de pirâmide e fraude em franquia de depilação
Atriz é alvo de dois inquéritos envolvendo a Giolaser; defesa nega envolvimento com contratos

A atriz Giovanna Antonelli é alvo de dois inquéritos que investigam supostos crimes como pirâmide financeira, propaganda enganosa, concorrência desleal, crime contra a economia popular e falsidade ideológica, ligados à franquia de depilação Giolaser, da qual foi sócia e garota-propaganda.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Conforme o portal Metrópoles, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) aceitou a primeira denúncia contra o Grupo Salus, responsável pela Giolaser, no fim de 2024. Após isso, a atriz teria deixado formalmente a sociedade. No entanto, um novo inquérito criminal foi aberto em 3 de junho, envolvendo diretamente a artista. A denúncia é assinada por 46 franqueados e ex-franqueados.
Acusações envolvem fraude em valores e omissão de informações
De acordo com os denunciantes, os contratos firmados com os franqueados omitiam o vínculo da marca Giolaser com o Grupo Salus. Além disso, teriam ocorrido adulterações nos dados contábeis, omissão de informações financeiras e cobranças abusivas de taxas.
Os franqueados também acusam o grupo de manipular os valores reais necessários para abrir e operar uma unidade. Enquanto a Circular de Oferta de Franquia (COF) indicava um investimento de R$ 530,5 mil, os custos reais ultrapassariam R$ 1,1 milhão, segundo os documentos apresentados.
Denúncia aponta quase mil ações judiciais contra grupo
Os relatos afirmam que a estrutura da Giolaser dentro do Grupo Salus operava em um modelo semelhante ao de uma pirâmide financeira. “Apesar de propagar em toda a imprensa um faturamento bilionário e vender um modelo supostamente lucrativo, documentos comprovam que pessoas físicas e jurídicas representadas causaram a insolvência de centenas de franqueados”, afirma a denúncia.
Além disso, há quase mil processos judiciais movidos contra os franqueadores e franqueados do grupo, apontando um suposto esquema que prejudicou financeiramente centenas de empreendedores.
Defesa nega envolvimento da atriz com contratos
A equipe jurídica de Giovanna Antonelli declarou ao Metrópoles que a atriz é alvo de litigância predatória e que seu nome estaria sendo usado de forma indevida. “Não há qualquer conduta ou participação da atriz nos contratos de franquia”, afirmou a defesa em nota.
A assessoria acrescenta que todas as decisões comerciais relacionadas à franquia eram de responsabilidade do Grupo Salus. Assim, eventuais conflitos devem ser tratados entre as empresas envolvidas.