Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é ovacionado por 13 minutos em Cannes

Longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, recebe elogios da crítica internacional


Por Giulia Bibow Publicado 19/05/2025 às 11h09
Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é ovacionado por 13 minutos em Cannes
Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é ovacionado por 13 minutos em Cannes – Foto: Divulgação

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi ovacionado com 13 minutos de aplausos no Festival de Cannes 2025. A exibição ocorreu na mostra principal da competição. Conforme a assessoria da produção, foram cinco minutos de aplausos ainda durante os créditos e outros oito após o término do filme.

A recepção calorosa do público levou o cineasta a interromper os aplausos. “Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme. Foi uma grande experiência”, disse Kleber após a sessão.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Críticas destacam homenagem ao cinema e tensão narrativa

Críticos internacionais, como a jornalista Jada Yuan, do Washington Post, classificaram a reação como “a mais longa e entusiasmada” vista até agora no festival. Além disso, as primeiras resenhas publicadas elogiam o longa como uma poderosa homenagem ao cinema, com atmosfera de tensão crescente e forte abordagem política.

Wagner Moura tem sido citado como um possível concorrente ao prêmio de Melhor Ator. O resultado do festival será anunciado no sábado (24).

Trama ambientada nos anos 70 tem suspense e contexto histórico

A narrativa acompanha um professor de tecnologia que retorna a Recife, sua cidade natal, nos anos 1970. Lá, ele descobre estar sendo vigiado, o que desencadeia um clima de perseguição. Apesar de ambientado em 1977, o diretor nega que o filme trate diretamente sobre a ditadura militar.

“O fato de ele se passar em 1977 não faz do filme automaticamente sobre a ditadura. Então, é um retrato histórico do Brasil”, explicou Kleber à rádio CBN.

Captura de tela 2025-05-19 110809
Foto: Valery HACHE / AFP

Sinopse oficial:
Brasil, anos 70. Um professor retorna ao Recife para escapar de um passado misterioso, apenas para descobrir que a cidade não é o refúgio que ele esperava.

Produção brasileira mira prêmios internacionais

O elenco ainda conta com Udo Kier, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone. A produção teve início em janeiro de 2024 e envolveu cinco meses de pré-produção, três meses de gravações e quase oito de montagem. O lançamento nos cinemas brasileiros, portanto, está previsto para o segundo semestre de 2025.

“Esse é um filme que eu quero muito que seja visto no Brasil. Acho que tem apelo de grande público”, disse o diretor.

Cinema nacional em destaque nos festivais internacionais

A presença de “O Agente Secreto” em Cannes se soma a um ano de conquistas para o cinema brasileiro. Além disso, em fevereiro, “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, conquistou o segundo lugar no Festival de Berlim. Em março, o Brasil venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Por fim, Kleber Mendonça Filho já esteve em Cannes com “O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau” (prêmio do Júri) e “Retratos Fantasmas”. Com “O Agente Secreto”, ele volta à principal competição do festival.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store