Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Café, churrasco e pizza: Festival Rio de Sabores oferece mais de 10 opções gastronômicas

13 estabelecimentos vão participar, oferecendo pratos com ingredientes regionais e receitas afetivas


Por Berta Thiesen Publicado 11/06/2024 às 16h34
Na imagem, duas pizzas representam a diversidade gastronômica do festival "Rio de Sabores". À esquerda, uma pizza salgada repleta de ingredientes frescos como tomates cereja, cubos de queijo e fatias de carne. À direita, uma pizza doce, coberta com chocolate derretido, chantilly e morangos frescos, oferecendo uma explosão de sabores. Ao fundo, detalhes como uma canela em pau, morango e tomate.
Prato participante do Festival Rio de Sabores. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

O primeiro circuito gastronômico Rio de Sabores será realizado entre 20 de junho e 14 de julho de 2024. Os pratos exclusivos serão oferecidos em 13 estabelecimentos de Rio do Sul. Continue lendo para saber quais locais vão participar do festival. 

O Rio de Sabores é uma iniciativa que conta com o apoio do site gastronômico Ai Q Fome. Além disso, é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Prefeitura de Rio do Sul, do projeto Cidade Empreendedora e do Sebrae de Santa Catarina. 

📲 Receba notícias no WhatsApp!  

Antes de mais nada, o objetivo do Festival Rio de Sabores é a degustação de receitas tradicionais que influenciam na cultura da cidade. Por isso, a temática trabalhada nas 13 empresas participantes foi “Sabores de Origem”. Portanto, ingredientes regionais são utilizados nos pratos e as receitas são pensadas para trazer lembranças familiares ou de infância.

O lançamento do circuito será na quarta-feira, 19 de junho, a partir das 19h no Mercado Público Municipal apenas para autoridades e imprensa convidada. No entanto, o circuito em si inicia no dia seguinte, 20 de junho, aberto ao público.

Quais são os estabelecimentos que vão participar do Rio de Sabores?

Posteriormente a um trabalho de capacitação com o chef e consultor gastronômico William Aimar, 13 empresas especializadas em culinária toparam o desafio e criaram menus exclusivos para o evento. Nesse ínterim, as delícias serão servidas nos próprios comércios e o público poderá avaliar o circuito em uma plataforma própria acessada por QR Code.

Quatro categorias participam: cafeterias e confeitarias; bar e petiscarias; restaurantes à la carte e restaurantes bufês.

LEIA TAMBÉM:

Confira agora quais os restaurantes, lanchonetes e cafeterias participantes.

Armazém do Rosa

No restaurante Armazém do Rosa o prato oferecido será a Tilápia em Crusted, com filé do peixe, queijo colonial e palmito. 

armazem-do-rosa-divulgacao-rio-de-sabores
Tilápia em Crusted. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Delícias da Gore

O café Delícias da Gore oferecerá, no Rio de Sabores, uma deliciosa cuca de massa crescida com creme de baunilha, geleia caseira de Campari e farofa. Além disso, bruschetta com pão de fermentação natural com creme de queijo branco, requeijão, lombo suíno, mussarela de búfala, tomate-cereja e abacaxi com calda caramelizada. Para acompanhar, um café coado ou expresso com grãos selecionados. 

cafe-da-gore-divulgacao-rio-de-sabores
Cuca, bruschetta e café. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Calafate Gastrobar

O recém inaugurado em Rio do Sul Calafate Gastrobar vai servir a Tábua Calafate, que vai contar com costelinha de porco barbecue, cebola flambada em uísque, farofa amanteigada, molho chimichurri de ervas frescas, molho barbecue artesanal da casa e palitinhos de aipim com queijo parmesão. Por fim, dois shots de caipirinha de cachaça serão servidos como entrada. 

calafate-gastrobar-divulgacao-rio-de-sabores
Tábua Calafate. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Casa do Pão

A padaria Casa do Pão traz ao Rio de Sabores bruschetta de salame sobre pão italiano com notas de tomate e orégano e a massa é levemente enriquecida com cerveja preta. Por conseguinte, o recheio é composto por uma camada de requeijão, fatias de tomates secos feitos no local, salame e queijo mussarela e parmesão. Além disso, uma torta de queijinho com geleia de frutas vermelhas completa os pratos, que vêm acompanhados de um suco de frutas ou café encorpado.

casa-do-pao-divulgacao-rio-de-sabores
Bruschetta, torta de queijinho e café. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Insalate & Co

Por sua vez, o Insalate & Co. apresenta o caldo de creme de batata com crispy de bacon e fios de nata. Para a sobremesa, bolo de aipim com côco. 

insalate-e-co-divulgacao-rio-de-sabores
Caldo de creme de batata Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Melanzane

Especializado em gastronomia italiana, o restaurante Melanzane oferece o Magret Melanzane. Em suma, é uma releitura do risoto italiano, servido com peito de pato grelhado e finalizado com geleia de tangerina.

melanzane-divulgacao-rio-de-sabores
Magret Melanzane. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Micheli Naschenweng Cozinha Autoral

Oferecendo o Trio Sabor, a Micheli Naschenweng Cozinha Autoral  criou um combo com rillette de bochecha suína com pão tostado para entrada. Posteriormente, um risoto à parmegiana com saltimboca de filé mignon e molho roti são servidos como prato principal. Por fim, a sobremesa nasce de uma torta com massa de pão de ló combinada com o chantilly de nata colonial, pistache e frutas vermelhas.

micheli-naschweng-cozinha-divulgacao-rio-de-sabores
Trio Sabor. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Open Hall

A pizzaria Open Hall criou um combo exclusivo para o Festival Rio de Sabores. Trata-se do Combo Pizza Open Hall, composto de uma pizza pequena com borda de creme de palmito. O recheio conta com alcatra de cordeiro ou mignon suíno e molho de tomate, queijo mussarela, tomate cereja e palmito em rodelas. Além disso, geleia de hortelã e orégano. Completando o combo, uma pizza brotinho com borda de chocolate branco com côco. O recheio é mussarela, banana, canela em pó, abacaxi, chocolate branco, doce de leite, morango e toffee de caramelo. 

open-hall-divulgacao-rio-de-sabores-1
Combo Pizza Open Hall. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Panela de Barro

Na sequência, o restaurante Panela de Barro prepara aos frequentadores do Festival, um macarrão caseiro com massa fresca, feita com ovos caipiras. O acompanhamento é frango temperado com ingredientes da própria horta e produtos locais. 

panela-de-barro-divulgacao-rio-de-sabores
Macarrão caseiro com frango. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Papos e Churrascos

O restaurante Papos e Churrascos apresenta o Mistura Perfeita, com saladas frescas, entrecot grelhado, molho de cebola e raiz forte, nhoque caseiro ao molho de nata com bacon e uma cuca de farofa.

papos-e-churrascos-divulgacao-rio-de-sabores
Mistura Perfeita. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Rikai Sushi

Entrando na variedade culinária do Festival Rio de Sabores, o Rikai Sushi  apresenta o Tarta do Cheff, que é um mix de peixe fresco, cubos de abacate, cebola roxa picada, pimenta fresca, coentro e flor de sal. Além disso, molho de ostra acompanha o prato com um leve toque cítrico do leite de tigre cremoso. Chips crocantes de batata rosa e cebola crispy trazem textura ao prato e um chá de maracujá, gengibre, xarope de açúcar, abacaxi e limão, chamado de Chá Zamami, acompanha o prato. 

rikai-sushi-divulgacao-rio-de-sabores
Tarta do Cheff. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Rouxinol Sabores

Aipim, batata-doce roxa e inhame se juntam no Creme Raízes da Cidade oferecido pela Rouxinol Sabores. Juntamente com este creme, são servidos cubos de frango caipira, farofa de pão com crispy de cebola e pão artesanal com azeite da horta. 

rouxinol-sabores-divulgacao-rio-de-sabores
Creme Raízes da Cidade. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

Via Ferro Bistrô

Com o prato Cestinho dos Imigrantes, a Via Ferro Bistrô apresenta espetinho misto de coxa desossada, linguiça da região e paleta suína. Portanto, isso vem regado ao vinagrete, molho tártaro e farofa. Consequentemente, o acompanhamento é batata rústica, queijo regional empanado, ovos de codorna e pepino dormidos em folhas de uvas. Dois shots de cachaça com limão complementam.

via-ferro-divulgacao-rio-de-sabores
Cestinho dos Imigrantes. Foto: Divulgação / Rio de Sabores

LEIA TAMBÉM:

Quem avalia os pratos ganha brinde

Quem aproveitar o Festival Rio de Sabores, vai poder avaliar os pratos em uma plataforma própria acessada via QR Code nos estabelecimentos participantes. 

A cada quatro pratos avaliados, o cliente ganha uma taça personalizada do Festival Rio de Sabores. 

A promoção é válida enquanto durarem os estoques. Portanto, lembre-se, visite o comércio local participante entre 20 de junho a 14 de julho e peça os pratos exclusivos do festival.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store