Espetáculo ‘Rio Bernunça’ será apresentado nesta quarta-feira em Rio do Sul
A peça teatral da companhia Cobaia Cênica aborda uma reflexão sobre questões ambientais e a relação com os rios em encenação gratuita

Histórias relacionadas ao mundo das águas compõem o enredo do espetáculo “Rio Bernunça”, que a companhia Cobaia Cênica apresentará em Rio do Sul. A obra teatral será encenada no dia 12 de junho, propondo uma reflexão sobre questões ambientais e nossa relação com os rios.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A sessão começa às 14h, na Fundação Cultural, com entrada gratuita, classificação livre e interpretação em LIBRAS.
A apresentação de “Rio Bernunça” em Rio do Sul faz parte da Mostra de Repertório da Cobaia Cênica, um projeto selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023. E financiado com recursos do Governo Federal e pela Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
LEIA TAMBÉM
- Gui Bittencourt lança “Tô Afim de Namorar” no dia dos namorados
- Novo livro de Jogos Vorazes será adaptado para os cinemas; confira a data de estreia
História de Rio Bernunça
“Rio Bernunça” retrata o cotidiano de personagens que dependem do rio para seu sustento. A narrativa oferece então uma releitura das manifestações folclóricas, incluindo figuras como a Bernunça, do Boi-de-Mamão, e as bruxas criadas pelo folclorista e antropólogo catarinense Franklin Cascaes.

Além disso, povos originários e a cultura africana são representados com personagens como Oxum, a rainha das águas doces e dona de toda a prata e ouro da natureza. Dessa forma, a obra cria um diálogo entre as culturas europeia, indígena e africana.
O espetáculo “Rio Bernunça” não apenas promove uma reflexão sobre questões ambientais, mas também valoriza a diversidade cultural através de uma narrativa rica e inclusiva. A apresentação gratuita, com interpretação em LIBRAS, torna o evento acessível a um público mais amplo. Além disso, contribui para a formação de uma plateia diversificada e consciente.
Sobre o projeto
O projeto teve início em março e, desde então, já trouxe ao palco três obras da companhia: “Benjamim – Filho da Felicidade”, “O Que Só Passarinho Entende” e “Donos da Rua”.
As peças apresentam uma linguagem coloquial e de fácil compreensão, assim como uma abordagem mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.