Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Espetáculo ‘Rio Bernunça’ será apresentado nesta quarta-feira em Rio do Sul

A peça teatral da companhia Cobaia Cênica aborda uma reflexão sobre questões ambientais e a relação com os rios em encenação gratuita


Por Giulia Bibow Publicado 10/06/2024 às 15h32
Captura de tela 2024-06-10 110101
Espetáculo ‘Rio Bernunça’ será apresentado nesta quarta-feira em Rio do Sul – Foto: Vladimir Fronza

Histórias relacionadas ao mundo das águas compõem o enredo do espetáculo “Rio Bernunça”, que a companhia Cobaia Cênica apresentará em Rio do Sul. A obra teatral será encenada no dia 12 de junho, propondo uma reflexão sobre questões ambientais e nossa relação com os rios.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A sessão começa às 14h, na Fundação Cultural, com entrada gratuita, classificação livre e interpretação em LIBRAS.

A apresentação de “Rio Bernunça” em Rio do Sul faz parte da Mostra de Repertório da Cobaia Cênica, um projeto selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023. E financiado com recursos do Governo Federal e pela Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

LEIA TAMBÉM

História de Rio Bernunça

“Rio Bernunça” retrata o cotidiano de personagens que dependem do rio para seu sustento. A narrativa oferece então uma releitura das manifestações folclóricas, incluindo figuras como a Bernunça, do Boi-de-Mamão, e as bruxas criadas pelo folclorista e antropólogo catarinense Franklin Cascaes.

Captura-de-tela-2024-06-10-110252
A sessão começa às 14h, na Fundação Cultural, com entrada gratuita – Foto: Vladimir Fronza

Além disso, povos originários e a cultura africana são representados com personagens como Oxum, a rainha das águas doces e dona de toda a prata e ouro da natureza. Dessa forma, a obra cria um diálogo entre as culturas europeia, indígena e africana.

O espetáculo “Rio Bernunça” não apenas promove uma reflexão sobre questões ambientais, mas também valoriza a diversidade cultural através de uma narrativa rica e inclusiva. A apresentação gratuita, com interpretação em LIBRAS, torna o evento acessível a um público mais amplo. Além disso, contribui para a formação de uma plateia diversificada e consciente.

Sobre o projeto

O projeto teve início em março e, desde então, já trouxe ao palco três obras da companhia: “Benjamim – Filho da Felicidade”, “O Que Só Passarinho Entende” e “Donos da Rua”.

As peças apresentam uma linguagem coloquial e de fácil compreensão, assim como uma abordagem mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store