Eclipse anular do Sol poderá ser visto no sul do Brasil nesta quarta-feira
Fenômeno conhecido como "Anel de Fogo" será visível também em parte do sudeste e centro-oeste do país
Nesta quarta-feira, 02, moradores da parte sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de toda a região Sul do Brasil, poderão observar o eclipse anular do Sol, fenômeno conhecido popularmente como “Anel de Fogo”. O evento astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, formando um círculo brilhante no céu.
O eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e o extremo sul da América do Sul, incluindo partes do Chile e da Argentina, de acordo com o Observatório Nacional (ON). No Brasil, o fenômeno poderá ser observado em regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Quanto mais ao sul maior a visibilidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
De acordo com Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, “quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada”. O fenômeno está previsto para ocorrer próximo ao pôr do sol, portanto, recomenda-se escolher um local com vista desobstruída para o oeste.
Cuidados para observar o eclipse
Josina Nascimento também ressaltou a importância de tomar cuidados ao observar o fenômeno, alertando sobre os riscos de olhar diretamente para o Sol sem a devida proteção.
LEIA TAMBÉM
Horários e transmissão ao vivo
O horário exato do eclipse anular no Brasil variará conforme a região. O evento ocorrerá aproximadamente entre 16h30 e 18h30, com início mais cedo nas regiões mais ao sul do país. Além disso, o Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno em seu canal no YouTube.
Este eclipse anular do Sol ocorre após o eclipse parcial da Lua, que aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro de 2023. Segundo a astrônoma Josina Nascimento, eclipses solares e lunares costumam ocorrer em pares, e este evento solar complementa o eclipse lunar visto anteriormente.