Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf, morre aos 67 anos

Cantor estava internado em um hospital de São Paulo e morreu na noite desta quarta-feira, 19


Por Giulia Bibow Publicado 20/06/2024 às 09h10
Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf, morre aos 67 anos
Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf, morre aos 67 anos – Foto: Reprodução Redes Sociais

O cantor Chrystian, da famosa dupla sertaneja Chrystian e Ralf, faleceu na noite desta quarta-feira, 19. A morte se confirmou por uma nota divulgada pela família. Chrystian tinha 67 anos e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O velório está marcado para esta quinta-feira, 20, a partir das 11h, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A assessoria do cantor informou que ele foi hospitalizado após ser diagnosticado com uma condição médica que exigia então repouso imediato e tratamento especializado. Além disso, a causa da morte ainda não foi revelada.

Histórico de saúde e adiamento da cirurgia

Em fevereiro deste ano, os médicos diagnosticaram Chrystian com rim policístico, uma condição em que cistos se desenvolvem nos rins. Ele estava se preparando para um transplante de rim, com sua esposa, Key Vieira, sendo a doadora. No entanto, a cirurgia acabou sendo adiada devido a imprevistos nos exames pré-operatórios.

“Esse procedimento (cateterismo) exige o uso de uma medicação para afinar o sangue por seis meses, e assim durante este tratamento não é permitido realizar a cirurgia,” explicou a equipe do artista na época.

Nesta quarta-feira, a assessoria do cantor informou que Chrystian estava seguindo todas as recomendações médicas. Além disso, se cancelou um show para este sábado, 22, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Captura-de-tela-2024-06-20-090824
Chrystian e Ralf – Foto: Acervo/TV Globo

LEIA TAMBÉM

Agradecimento da família

Em uma nota, a família destacou a dedicação de Chrystian à música sertaneja ao longo de 60 anos. “Sua voz assim inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil.”

Por fim, a família também agradeceu pelo apoio recebido dos fãs, amigos e colegas de profissão.

Trajetória de Chrystian

Registrado como José Pereira da Silva Neto, Chrystian iniciou sua carreira aos seis anos de idade, apresentando-se em um clube em Goiânia. O sucesso foi tão grande que ele ganhou um programa de televisão chamado “Pinguinho de Gente”. Além disso, nos anos seguintes, ele e seu irmão mais novo começaram a sonhar em formar uma dupla sertaneja.

Segundo a biografia do artista, a família decidiu mudar-se para São Paulo, uma transição que foi complicada e marcada por dificuldades financeiras. Diariamente, o pai das crianças levava a dupla à porta da TV Bandeirantes, em busca de uma oportunidade. A persistência valeu a pena, e assim eles conseguiram se apresentar em um programa de Vicente Leporace, o que resultou em um contrato.

Captura-de-tela-2024-06-20-100604
A dupla lançou 20 álbuns ao longo da carreira – Foto: Reprodução

Primeiros sucessos e carreira internacional

As primeiras gravações foram feitas em português e inglês, sob os nomes “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”. Assim, em 1973, Chrystian alcançou um grande sucesso com a gravação de “Don’t Say Goodbye”, que fez parte da trilha sonora da novela “Cavalo de Aço” da TV Globo. Ele também gravou outros temas de novela, como “More Than You Know” e “Bird Songs”.

Transição para o sertanejo

No início dos anos 1980, os irmãos decidiram formar a dupla “Chrystian e Ralf”, lançando então seu primeiro disco em 1983. O álbum “Quebradas da Noite”, com 12 faixas, foi um sucesso de vendas, alcançando o disco de ouro. Além disso, na mesma década, gravaram “Amargurado” com Tião Carreiro e conseguiram o disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, graças ao hit “Chora Peito”.

Confira um dos hits da dupla:

Reconhecimento e prêmios

Em 1988, lançaram a música “Saudade”, um dos temas da novela “Pacto de Sangue” da TV Globo. No mesmo ano, foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e fizeram turnê nos Estados Unidos. Além disso, em 1996, gravaram “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, tema da novela “O Rei do Gado”, que foi sucesso no Brasil e na Europa.

Em 2005, Chrystian e Ralf ajudaram a combater a pirataria desenvolvendo o “Semi Metalic Disc” (SMD), com o apoio do governo federal. Assim, este CD genérico ajudou a reduzir o preço dos álbuns para os consumidores.

Carreira solo e últimos anos

A dupla lançou 20 álbuns ao longo da carreira, além de DVDs e coletâneas. Em 2021, Chrystian e Ralf seguiram carreiras solo. Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store