Michael Gambon, ator que interpretou Dumbledore em Harry Potter, morre aos 82 anos
O ator Michael Gambon, conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, morreu aos 82 anos. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 28.
Gambon foi o segundo ator a assumir o papel de Dumbledore nas telonas. Ele sucedeu Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros filmes da franquia. Harris faleceu em 2002. Nascido na Irlanda, Gambon iniciou sua carreira na década de 1960 e conquistou destaque tanto na televisão quanto no cinema.
Além de Dumbledore, Gambon brilhou como o líder da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” (1989) e como o rei George V em “O Discurso do Rei” (2010). A causa de sua morte ainda não foi divulgada, mas uma nota oficial informou que ele faleceu “pacificamente no hospital”.
A família, representada por sua esposa Lady Gambon e seu filho Fergus, emitiu um comunicado declarando: “Estamos profundamente tristes em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”.
Desde 2018, o personagem Dumbledore vem sendo interpretado por Jude Law na saga derivada do universo de Harry Potter, “Animais Fantásticos”.