Após morte de britânico, brasileiro se torna o homem mais velho do mundo
João Marinho Neto, brasileiro nascido em 1912, assume o título após falecimento de John Tinniswood, aos 112 anos
Após a morte do britânico John Tinniswood, aos 112 anos, divulgada na terça-feira (26) pelo LongeviQuest, o brasileiro João Marinho Neto se tornou o homem mais velho do mundo e o último sobrevivente nascido em 1912.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Nascido em 5 de outubro de 1912 em Maranguape, no Ceará, Marinho Neto passou a maior parte de sua vida em Apuiarés, onde, desde a infância, ajudava seus pais e empregados na lavoura. Filho de fazendeiros, ele enfrentou as dificuldades de uma vida simples, incluindo longos períodos de seca que afetaram a região nordeste do Brasil em várias ocasiões.
Ao longo de sua vida, Marinho Neto construiu uma família. Em seu primeiro casamento com Josefa Albano dos Santos, teve quatro filhos. Mais tarde, com Antonia Rodrigues Moura, teve outros três filhos.
Em 2 de abril de 2024, ele se tornou o homem mais velho da América Latina, atingindo 111 anos e 180 dias, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez, que faleceu aos 114 anos.
Atualmente, João Marinho Neto lidera a lista dos homens mais velhos do mundo. Na sequência, com 111 anos, estão o paraibano Josino Levino Ferreira, o australiano Ken Weeks e o mexicano Hilario Orozco Lemus. Além disso, o paulista Primo Olivieri, com 110 anos, completa o ranking.
LEIA TAMBÉM
Morte de John Tinniswood
Aos 112 anos, John Tinniswood, que estava registrado como o homem mais velho do mundo, faleceu nesta terça-feira (26), conforme comunicado da família. Tinniswood, que era natural de Liverpool, na Inglaterra, nasceu em 26 de agosto de 1912, mesma data do afundamento do Titanic. Sua morte ocorreu em um lar para idosos em Southport, cidade próxima à sua cidade natal. Segundo a família, Tinniswood faleceu “rodeado de música e amor”, de acordo com a BBC.