“Ainda Estou Aqui” é o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025
Longa de Walter Salles com Fernanda Torres representa o país na categoria de melhor filme internacional

O filme “Ainda Estou Aqui” foi selecionado pelo Brasil para competir na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), anunciou o escolhido nesta segunda-feira, 23.
Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, o filme superou outras produções notáveis, como “Motel Destino”, exibido no Festival de Cannes. E também “Cidade; Campo”, que ganhou o prêmio de Melhor Direção em uma mostra paralela do Festival de Berlim.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A escolha do Comitê de Seleção da ABCAA, presidido pela atriz e diretora Bárbara Paz (“Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”), reflete o crescente reconhecimento internacional de “Ainda Estou Aqui”. Assim, desde sua estreia mundial no Festival de Veneza 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro, o longa-metragem tem se destacado em diversas premiações.
Festivais de cinema
Após a bem-sucedida exibição em Veneza, o filme foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Além disso, nas próximas semanas, “Ainda Estou Aqui” será destaque em dois importantes eventos: o Festival de Cinema de Nova York e o AFI Fest, organizado pelo American Film Institute, uma das instituições mais prestigiadas do cinema norte-americano.
Jornalistas especializados em Oscar, como Scott Feinberg, do The Hollywood Reporter, apontam o filme como um forte candidato nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Direção, Direção de Arte, Figurino, Roteiro Adaptado e Melhor Filme.
Além disso, Selton Mello também está mencionado como possível indicado a Melhor Ator Coadjuvante, e o ator celebrou a notícia: “Acho que vou enquadrar e guardar”.
LEIA TAMBÉM
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos. Logo após um ato violento e arbitrário, suas vidas mudam completamente. Eunice se vê forçada a se adaptar e a construir um novo futuro para si e para seus filhos.
Estreia nos cinemas
Além de Torres e Mello, o filme conta com uma participação especial da atriz Fernanda Montenegro. Logo após o anúncio oficial do representante brasileiro no Oscar, “Ainda Estou Aqui”, a produção recebeu uma data de estreia. O longa chegará às salas de cinema de todo o país em 7 de novembro.