Debate entre candidatos a prefeito de Rio do Sul é transferido para 16 de agosto
Mudança foi solicitada por unanimidade pelos coordenadores de campanha das quatro coligações

O debate com os candidatos a prefeito de Rio do Sul, inicialmente agendado para esta quinta-feira, 8 de agosto, foi transferido para o dia 16 de agosto. Os coordenadores de campanha das quatro coligações que disputam as eleições no município, solicitaram com unanimidade pela mudança. O Grupo de Comunicação Difusora (GCD), responsável pelo evento, atendeu ao pedido e alterou a data.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O diretor-geral do GCD, Humberto Ohf de Andrade, explicou a decisão: “Se 100% dos coordenadores solicitaram a mudança, não seremos nós a insistir na data original. O debate então se realiza com uma diferença de oito dias em relação à data prevista. Queremos facilitar a vida dos candidatos e do nosso público.”
Regras do debate
De acordo com a Lei 9.504/97, se permite realizar debates durante o período eleitoral, mas não se permite pedir votos ou discutir planos de governo durante o evento. Esta legislação orienta o formato e o conteúdo dos debates eleitorais, garantindo a imparcialidade e o foco na apresentação das ideias.
Consenso entre as coligações
O coordenador de campanha da coligação “Rio do Sul de Ponta a Ponta”, Cristian Stassun, comentou a transferência do debate com os candidatos a prefeito de Rio do Sul. “Chegamos a um consenso de que adiar o debate para o dia 16 seria mais prudente. Assim, garantimos que o evento se concentre em ideias e propostas. Mesmo sabendo quea legislação permite que possa haver o debate, esse cuidado jurídico de resposta deixaria os candidatos numa situação muito ruim. Principalmente com receio de alguma judicialização a partir desse debate”.
Sergio Alves, coordenador de campanha da coligação “Rio do Sul Feliz De Novo”, afirmou que na nova data o candidato terá mais liberdade para se expressar e poderá chegar a uma resposta mais conclusiva. “Houve um consenso pelo adiamento para que a gente possa fazer um debate mais qualificado. Pois os candidatos terão mais liberdade para se expressar e oferecer respostas mais conclusivas ao público, porque senão você tem que ficar medindo palavras.”
LEIA TAMBÉM
Fernando Moraes, coordenador de campanha da coligação “Um Novo Caminho”, enfatizou a importância do adiamento para um debate mais produtivo: “Houve um consenso entre as quatro coligações. Até agradecer também à rádio por acatar esse pedido da gente de prorrogar esse prazo do debate para o momento em que a propaganda das candidaturas e o pedido de voto está liberada. Assim, para não ocorrer problemas futuros.”
Por fim, Laércio Menegaz, coordenador da coligação “Rio do Sul em Boas Mãos”, destacou o consenso entre as coligações. “Deixamos tudo pronto. Tanto o que vai ser feito nos blocos, a participação popular, as perguntas entre um candidato, então realmente vai ser um debate bem democrático. E decidimos por bem em comum um acordo entre as coordenações para passarem esse debate para o dia 16 de agosto.”
Vai ser uma boa disputa. É inadmissível os eleitores do Alto Vale perderem esse debate. Será uma oportunidade importante para avaliar quem realmente tem a aptidão para assumir a tamanha responsabilidade de conduzir nossa prefeitura e tornar Rio do Sul uma cidade cada vez melhor para se viver. Hoje Rio do Sul tem que atrair investimentos, visto que as cheias causam péssima repercussão nas mídias. E vamos ver o que os candidatos dirão sobre o que vão fazer sobre as cheias.