Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Audiência pública prepara urnas eletrônicas para as eleições municipais

O evento tem como objetivo garantir que os equipamentos estejam prontos para receber os votos no próximo domingo


Por Giulia Bibow Publicado 29/09/2024 às 13h08
Audiência pública prepara urnas eletrônicas para as eleições municipais
Locais de votação podem ser conferidos pelo eleitor no site do TRE-SC – Foto: Redação GCD

Neste domingo, 29, o Cartório Eleitoral de Rio do Sul realizou a Audiência Pública para a Geração de Mídias e Preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. O evento, aberto ao público, teve como objetivo garantir que os equipamentos estejam prontos para receber os votos dos eleitores do Alto Vale no próximo domingo, 6 de outubro.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Durante todo dia, as urnas eletrônicas passaram por um processo de conferência manual, conduzido pelos servidores do cartório. De acordo com o juiz Geomir Roland Paul, responsável pela 26ª Zona Eleitoral, as urnas foram carregadas com os dados de todos os candidatos e devidamente lacradas.

É uma audiência pública onde são carregadas as urnas com os dados de todos os candidatos, que depois são lacradas, encaixotadas e entregues aos delegados responsáveis pelos locais de votação, onde funcionarão as seções eleitorais no domingo

explicou o juiz

Equipamentos e tecnologia avançada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o sistema oficial utilizado em cada uma das 149 urnas. Os equipamentos são do modelo 2020. Na prática, o modelo é semelhante ao de 2022, mas supera em termos de tecnologia os modelos anteriores que os cartórios recebiam.

Em caso de problemas no dia da votação, o juiz Geomir Roland Paul destacou o procedimento seguido: “Se alguma urna apresentar defeito, o presidente da sessão entrará em contato com o cartório eleitoral. Que assim enviará uma equipe técnica para tentar solucionar o problema ou substituir a urna, se necessário.”

A segurança do processo eleitoral foi um ponto central da audiência. De acordo com o juiz da 26ª Zona Eleitoral, as informações dos candidatos, como fotos e números, se armazenam em mídias de segurança (pendrives), impedindo qualquer interferência externa.

A urna é 100% segura, não há como acessar seus dados externamente. Os pendrives contêm as informações dos candidatos, e ao final da votação, eles são retirados e
encaminhados ao cartório eleitoral para totalização dos votos

garantiu Geomir Roland Paul

LEIA TAMBÉM

Eleições municipais de 2024

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o próximo domingo, 6 de outubro, com início às 8h e encerramento às 17h. Os eleitores deverão votar para dois cargos: vereador, com 5 dígitos, e prefeito, com 2 dígitos.

Portanto, para facilitar o processo, é importante que os eleitores levem um documento oficial com foto e o título de eleitor. Também é possível utilizar o aplicativo e-Título para agilizar a votação.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store