Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

TCE investiga possíveis irregularidades no programa Universidade Gratuita


Por Tatiane Silva Publicado 03/06/2025 às 09h54 Atualizado 04/06/2025 às 10h30
Upiara Boschi
TCE investiga possíveis irregularidades no programa Universidade Gratuita – Foto: Upiara Boaschi

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou uma auditoria no programa Universidade Gratuita para investigar possíveis irregularidades cometidas por estudantes beneficiados. A investigação busca identificar fraudes nos critérios de renda, especialmente em cursos como Medicina, que exigem limite de renda familiar mais elevado. O relatório com os primeiros apontamentos será apresentado pelo conselheiro substituto Gerson Sicca. A Secretaria de Educação reconhece, então, a importância da atuação do TCE para corrigir eventuais falhas no sistema.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O governador Jorginho Mello criou o programa Universidade Gratuita no primeiro ano de sua gestão e o apresenta como sua principal promessa de campanha. A iniciativa busca garantir acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, mas tem enfrentado críticas. Pré-candidatos ao governo, como João Rodrigues e Napoleão Bernardes, apontaram supostos conflitos de interesse e alegam que alunos estão sendo prejudicados por falhas no programa.

LEIA TAMBÉM

Governador encerra ciclo de visitas do programa Santa Catarina Levada a Sério

Além do foco na educação, Jorginho Mello também finalizou o ciclo de visitas do programa Santa Catarina Levada a Sério, que passou pelas 21 associações de municípios do estado. O objetivo foi prestar contas das ações do governo e ouvir demandas locais. Portanto, ao todo, os 295 prefeitos catarinenses participaram dos encontros, que permitiram o repasse de recursos e propostas de obras em todas as regiões.

A estratégia de aproximação direta com os municípios reforça o estilo de governo itinerante adotado por Jorginho, em contraste com gestões anteriores. O modelo lembra propostas de descentralização que marcaram a política catarinense no passado. 

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store