Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

TCE determina 30 dias para ajustes nos editais suspensos de barragens


Por Tatiane Silva Publicado 20/12/2024 às 10h02
Upiara Boschi
Pré-candidatura de João Rodrigues ao governo movimenta cenário político em SC – Foto: Upiara Boschi

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) determinou a suspensão dos editais para as obras das barragens de Botuverá e Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, após identificar indícios de sobrepreço e irregularidades técnicas. A decisão cautelar, emitida pelo conselheiro-substituto Cleber Muniz Gavi, estipulou um prazo de 30 dias para que o governo estadual apresente esclarecimentos. As obras são consideradas estratégicas para mitigar o impacto das cheias na região.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

De acordo com o coronel Fabiano Souza, secretário de Proteção e Defesa Civil, já havia ocorrido a suspensão previamente dos editais por decisão administrativa devido a impugnações apresentadas pelas empresas concorrentes. No entanto, a suspensão pelo TCE-SC requer que além de solucionar os problemas internos, o Estado também comprove ao tribunal a regularidade dos processos licitatórios. As irregularidades destacadas são as mesmas apontadas nas contestações das empresas.

LEIA TAMBÉM

Com a decisão, a previsão é de pelo menos 30 dias para ajustes nos editais e retomada dos processos. O governo do Estado agora trabalha para sanar as pendências e garantir que os projetos avancem sem novos entraves. 

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store