Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Supremo considera inconstitucional rodízio de suplentes com licenças curtas na Alesc


Por Tatiane Silva Publicado 16/04/2025 às 10h03
Colunista Upiara Boschi
Prefeitos de SC participam de marcha em Brasília em defesa dos municípios – Foto: Upiara Boschi

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que licenças curtas de 30 a 60 dias para deputados estaduais, com a finalidade de permitir que suplentes assumam temporariamente os mandatos, são inconstitucionais. A decisão, baseada no voto do ministro André Mendonça, foi unânime. Pela Constituição Federal, o afastamento só pode ocorrer por no mínimo 120 dias, o que também deve ser seguido pelas Assembleias Legislativas dos estados.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa havia flexibilizado essa regra permitindo licenças de apenas 30 dias. Essa medida incentivava o chamado rodízio de suplentes. A Alesc ainda pretende recorrer, alegando autonomia legislativa, no entanto é pouco provável que o Supremo reveja a decisão.

LEIA TAMBÉM

Deputado Oscar Gutz está licenciado; suplente assumiu

Um dos últimos a utilizar esse modelo foi o deputado Oscar Gutz (PL), que se licenciou por 30 dias, permitindo que o suplente Jeferson Cardoso, também do PL, assumisse o mandato. Com a decisão do STF, esse tipo de substituição curta tende terminar, tornando o revezamento parlamentar muito mais difícil.

Ainda no cenário político, o Fórum Parlamentar Catarinense confirmou reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), no dia 23 de abril, para discutir soluções para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Assim, o encontro contará com a participação de deputados federais e estaduais, incluindo Julio Garcia (PSD) e Tiago Zilli (MDB). No entanto, o governador Jorginho Mello não estará no encontro, não houve o convite para ele participar da agenda.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store