Senadores Amin, Ivete e Seif votam a favor de projeto em resposta a possíveis tarifas dos EUA

O Senado Federal aprovou, por unanimidade, um projeto que autoriza o governo brasileiro a impor tarifas contra países que adotarem barreiras comerciais aos produtos nacionais. A proposta surge como resposta à expectativa de novas tarifas dos Estados Unidos, anunciadas pelo presidente Donald Trump, que já aplicou uma taxa de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O texto foi relatado pela senadora Tereza Cristina (Progressistas – MS) e recebeu apoio tanto da base do governo quanto da oposição. A proposta passou pela Comissão de Assuntos Econômicos e, em seguida, houve a aprovação no plenário com 70 votos favoráveis. Agora, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM
Unidade entre oposição e governo surpreende o Congresso
Os três senadores de Santa Catarina — Esperidião Amin (Progressistas), Ivete da Silveira (MDB) e Jorge Seif (PL) — votaram a favor da medida. Parlamentares consideram a iniciativa uma ação conjunta inédita em defesa dos interesses econômicos do país.
O governo brasileiro observa atentamente como os Estados Unidos detalharão sua política tarifária nesta quarta-feira (2).