Senado votará até o fim de junho projeto que amplia vagas para Santa Catarina

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), confirmou que o projeto que amplia o número de vagas para Santa Catarina na Câmara dos Deputados será votado até o fim de junho. A medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu do Congresso a reorganização das vagas parlamentares com base na evolução populacional dos estados. O prazo final para aprovação é 30 de junho.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Desse modo, Santa Catarina passará a contar com 20 deputados federais e 44 deputados estaduais a partir das eleições de 2026 — quatro a mais em cada esfera. A alteração reflete o crescimento populacional catarinense acima da média nacional desde 1993. Até o fim da atual legislatura, permanecem em vigor as composições atuais: 16 deputados federais e 40 estaduais.
LEIA TAMBÉM
Congresso evita cortes e amplia total de cadeiras
Havia a expectativa de que ocorresse apenas uma redistribuição das vagas entre os estados. A proposta previa a retirada de cadeiras de regiões com menor crescimento populacional. No entanto, o Congresso optou por ampliar o número total de parlamentares. Dessa forma, criou 18 novas vagas na Câmara, evitando a perda de representatividade de qualquer estado.
Desse modo, a nova configuração valerá apenas para o próximo pleito e não altera o cenário atual. Não haverá convocação de suplentes nem mudanças automáticas na composição da Câmara ou da Assembleia Legislativa.