Renovação de concessão na BR-101 e BR-116 inclui novas obras até 2048
O governo federal, por meio do ministro dos Transportes, Renan Filho, aceitou as sugestões da bancada federal catarinense, do Fórum Parlamentar Catarinense e da Fiesc para incluir obras estruturantes nas BRs 101 e 116 como parte da renovação dos contratos de concessão com a Arteris. O novo acordo estende os contratos por mais 15 anos, até 2048, e prevê a realização de melhorias em trechos estratégicos, mas também pode resultar em aumento das tarifas de pedágio, com possibilidade de dobrar os valores atuais.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Entretanto, apesar da iniciativa, o pacote de obras proposto pela Arteris recebeu críticas. Demandas históricas, como intervenções no Morro dos Cavalos, em Palhoça, e melhorias nas regiões congestionadas de Itajaí e Joinville, foram apontadas como insuficientes ou ausentes. Três audiências públicas realizadas em Itajaí, Joinville e São José reforçaram a insatisfação, levando à inclusão de novas demandas com base em estudos da Fiesc.
LEIA TAMBÉM
Agora então, o processo depende da adesão da Arteris às condições propostas e do aval do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que as obras comecem em breve, atendendo às necessidades logísticas e econômicas de Santa Catarina.