Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

Projeto que cria “Lei Rouanet do Agro” avança na Câmara


Por Tatiane Silva Publicado 02/12/2024 às 10h02
Upiara Boschi
Santa Catarina pode ganhar quatro vagas na Câmara dos Deputados com nova proposta – Foto: Upiara Boschi

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui o Fundo Nacional de Incentivo à Inovação e Pesquisa Agropecuária, a proposta é conhecida como “Lei Rouanet do Agro”. O projeto foi relatado pelo deputado federal Rafael Pezenti (MDB). Desse modo, ele permite que pessoas físicas e empresas destinem parte do Imposto de Renda devido para financiar pesquisas no setor agropecuário. O limite de destinação é de até 3% para indivíduos e até 5% para empresas da cadeia do agro. A Embrapa apoia a iniciativa, que visa aumentar os investimentos privados na área.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Entretanto, o texto ainda precisa tramitar pelas comissões de Finanças e de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no plenário da Câmara. A aprovação ocorre em um cenário de debates sobre cortes de gastos públicos e ajustes no Imposto de Renda, que geram preocupações sobre impacto nos municípios. A Confederação Nacional dos Municípios já manifestou apreensão quanto a possíveis perdas de arrecadação.

LEIA TAMBÉM

No âmbito estadual, o deputado Júlio Garcia (PSD) avança nas articulações para assumir, pela quarta vez, a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Então, com apoio de 14 deputados e alianças com partidos menores, Garcia já reúne votos suficientes para vencer a eleição de fevereiro de 2025, consolidando sua força política na Casa.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store