Progressistas aprova negociação de federação com União Brasil

A federação entre Progressistas (PP) e União Brasil avançou nesta semana, após o PP aprovar por aclamação a continuidade das negociações. A decisão foi tomada em reunião liderada pelo presidente nacional, Ciro Nogueira, com parlamentares e líderes estaduais. No União Brasil, a adesão ainda está em discussão, mas cerca de 70% da bancada federal já se manifestou favoravelmente.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Federação pode influenciar cenários estaduais
Se concretizada, a federação tornará os partidos uma única legenda por quatro anos, exigindo alinhamento em eleições municipais e estaduais. A aliança formaria a maior bancada da Câmara dos Deputados, garantindo mais recursos do fundo eleitoral e maior tempo de propaganda. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também fortaleceria sua pré-candidatura à presidência com a fusão.
Em Santa Catarina, PP e União Brasil possuem estruturas complementares. O PP tem um senador eleito (Espiridião Amin), enquanto o União conta com Fábio Choquette na Câmara. Ambos possuem três deputados estaduais cada, o que pode facilitar a união no estado.
LEIA TAMBÉM
No entanto, a aliança pode gerar disputas locais. O União Brasil está próximo do pré-candidato ao governo João Rodrigues (PSD), enquanto o PP se divide entre sua bancada estadual, que também apoia Rodrigues, e sua cúpula, mais alinhada ao governador Jorginho Mello (PL). A definição da federação nas próximas semanas será decisiva para o cenário eleitoral de 2026.