Prefeitos de SC participam de marcha em Brasília em defesa dos municípios

Ao menos 133 prefeitos de Santa Catarina participam, a partir desta segunda-feira (19), da Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em Brasília. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promove o evento e reúne gestores de todo o país para apresentar reivindicações ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, atual presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), lidera a missão catarinense.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Portanto, entre as principais pautas estão o aumento dos repasses federais, como a proposta de elevação de 1,5 ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a renegociação das dívidas previdenciárias. A comitiva também defende a prorrogação do prazo para o encerramento de lixões e a flexibilização das regras de gasto com pessoal, especialmente para contratação de serviços terceirizados por meio de consórcios ou organizações sociais.
LEIA TAMBÉM
Fecam apresentará estudo sobre população em situação de rua
Outro destaque da programação é a apresentação de um estudo conduzido pela Fecam sobre a população em situação de rua. O levantamento será apresentado, então, à bancada federal catarinense em uma reunião marcada para quarta-feira (21), sob coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva. A proposta sugere mudanças legislativas que possam facilitar a atuação dos municípios nesse tema social sensível.
Assim, as discussões seguem até o fim da semana e têm como foco principal o fortalecimento do municipalismo.