Prefeito de Rio do Sul participa de balanço da Fecam em Florianópolis

O prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira (PL), participou na terça-feira (3) do evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Na ocasião houve a apresentação do balanço dos 100 primeiros dias da gestão do presidente da entidade, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Pereira ressaltou dois pontos principais: o fortalecimento da Fecam sob a liderança de Topázio Neto e a valorização do municipalismo em um cenário de incertezas com a reforma tributária. Portanto, o encontro reuniu lideranças municipais de várias regiões de Santa Catarina e reforçou a aproximação da federação com o governo estadual.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Durante o evento, o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, apresentou as ações do programa “Santa Catarina Levado a Sério” e informou que o governo já articulou mais de R$ 2 bilhões em recursos com os municípios, principalmente voltados a obras de infraestrutura. Segundo a estimativa oficial, o Estado já pagou mais de 70% dos valores acordados.
LEIA TAMBÉM
Fecam e governo estadual devem implementar cadastro único de pessoas em situação de rua
Topázio também anunciou um estudo conjunto entre a Fecam e o governo estadual para a criação de um cadastro único de pessoas em situação de rua. A iniciativa, coordenada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, busca integrar os atendimentos realizados pelos municípios e deve ser apresentada em breve.
Outro ponto levantado foi a proposta de criar uma associação independente para oferecer suporte jurídico a prefeitos em questões administrativas. Assim, a ideia é garantir apoio técnico após os mandatos, especialmente em processos junto ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.