PP define nova direção em SC e federação escolhe Amin para o Senado

A Federação União Progressista, formada por Progressistas e União Brasil, avança na articulação política em Santa Catarina. Um dos principais marcos foi a definição de um nova direção para o PP no Estado, encerrando uma disputa interna que mobilizava prefeitos e deputados desde 2023. Portanto, o deputado estadual José Milton Scheffer assumiu a presidência do partido após acordo costurado com lideranças e aval da executiva nacional.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A decisão foi tomada em reunião na Assembleia Legislativa. Na ocasião, houve a presença dos deputados Pepê Collaço e Altair Silva, além do senador Esperidião Amin, que atuou como articulador. Também ficou acertada a realização de uma convenção partidária e o apoio à nova direção estadual. A medida, então, busca pacificar o partido e fortalecer sua posição dentro da federação.
LEIA TAMBÉM
Federação apoia reeleição de Esperidião Amin ao Senado
Ainda na terça-feira (3), lideranças do PP se reuniram com deputados da União Brasil, como Marcos da Rosa, Sérgio Guimarães, Jair Miotto e o federal Fábio Schiochet. Desse modo, no encontro, ficou definido que Esperidião Amin será o candidato oficial da federação à reeleição no Senado em 2026. O grupo também articula possíveis alianças com nomes como o governador Jorginho Mello e o prefeito João Rodrigues.
Assim, a expectativa agora se volta para o evento estadual de João Rodrigues nesta quinta-feira (5), em Criciúma. A presença ou não de lideranças do PP e da União Brasil no encontro será um indicativo do rumo que a federação deve seguir nas próximas eleições.