Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2025 Rio do Sul

PL supera MDB e se torna partido com mais candidaturas a prefeito em SC


Por Tatiane Silva Publicado 15/08/2024 às 09h21
Colunista Upiara Boschi
Deputado Rafael Pezenti apoia candidatura de Caroline de Toni ao Senado – Foto: Upiara Boschi

O Partido Liberal (PL) anunciou nesta quarta-feira, 14, que apresentará 184 candidaturas a prefeito em Santa Catarina, superando o MDB, que contará com 182 candidatos. Assim, com essa marca, o PL se tornou a sigla com mais candidaturas majoritárias no estado, rompendo uma tradição de décadas em que o MDB liderava o número de candidaturas desde os anos 90.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Ambos os partidos têm metas ambiciosas, com a expectativa de conquistar entre 80 e 100 prefeituras cada um. Além de PL e MDB, outros partidos que se destacam pelo número de candidaturas são o PSD, com 96, e o PP, com 86.

Alianças estratégicas entre PL e MDB

Apesar da competição acirrada, PL e MDB têm formado alianças em diversas cidades, unindo forças em 81 municípios. O PL lidera em 36 dessas cidades com candidatos a prefeito, enquanto o MDB ocupa a vice. Em outras 26, o cenário é inverso, com o MDB na cabeça de chapa e o PL como vice. Em 19 municípios, o PL não apresenta candidato majoritário, mas apoia candidatos do MDB.

LEIA TAMBÉM

Alianças estratégicas entre PL e MDB

No Alto Vale, por exemplo, o PL assume a liderança em Rio do Sul e Ituporanga, tendo o MDB como parceiro de vice. Mesmo com essas parcerias, a disputa entre as siglas promete ser intensa, com ambos os partidos buscando o título de partido com mais prefeitos eleitos em 2024, uma posição que o MDB tem mantido desde os anos 90.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store