PEC de combate a desastres naturais é aprovada em comissão especial
A comissão especial presidida pelo deputado federal catarinense Jorge Goetten aprovou o relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que destina um percentual das emendas parlamentares de deputados e senadores ao combate a enchentes e desastres naturais.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Originalmente, a proposta garantia a reserva de 5% das emendas individuais, no entanto, o relator, deputado Gilson Daniel (PODE/ES), ampliou a proposta. A nova proposta inclui 5% das emendas de bancada e até 10% das emendas de comissões, elevando o valor total destinado a mais de R$ 3 bilhões.
Santa Catarina deve receber aproximadamente R$54 milhões para enfrentar desastres naturais. Embora a fatia catarinense não seja tão expressiva, a ideia do projeto permite maior agilidade na liberação dos valores situações de emergência.
LEIA TAMBÉM
Além de presidir a comissão especial, o deputado Jorge Goetten assumiu a presidência do Republicanos em Santa Catarina na sexta-feira, 21. A nova executiva estadual do partido vai mesclar nomes ligados ao novo dirigente, ao governador e ao deputado estadual Sérgio Motta, que permanece no partido.