Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2025 Rio do Sul

Paulo Bornhausen volta ao governo como secretário de articulação internacional


Por Tatiane Silva Publicado 04/07/2024 às 10h43
Colunista Upiara Boschi
Prefeitos catarinenses propõem mudanças na legislação sobre população em situação de rua – Foto: Upiara Boschi

Paulo Bornhausen, ex-deputado federal e estadual, e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, retorna ao governo de Santa Catarina após uma década. Ele aceitou o convite do governador Jorginho Mello para ser o novo secretário de Articulação Internacional. Além da articulação internacional, a pasta incluirá agora projetos especiais.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Desse modo, Paulo Bornhausen traz sua vasta experiência política para a nova função, com a missão de fortalecer a articulação internacional e projetos especiais do governo de Santa Catarina. Um dos projetos prioritários é um financiamento de US$90 milhões do Banco Mundial para obras de mobilidade na região do Vale do Itajaí, incluindo a construção de um túnel entre Navegantes e Itajaí.

Histórico de realizações

Durante sua gestão como secretário de Desenvolvimento Econômico, Bornhausen foi fundamental para a implementação de projetos de inovação, como a criação do centro de inovação que se espalhou por várias regiões do estado, e para a instalação da fábrica da BMW em Araquari. Embora Paulo Bornhausen tenha aceitado a posição no governo, o PSD afirmou que continua independente. No entanto, a nomeação cria um canal de comunicação direto com Jorginho Mello, podendo influenciar futuras decisões políticas.

LEIA TAMBÉM

Federalização da FURB

O ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu com Ana Paula Lima e uma comissão ligada à FURB para discutir a federalização da instituição de ensino de Blumenau. A proposta visa transformar a FURB em uma universidade federal, potencialmente em convênio com a UFSC, tornando-se a terceira universidade federal em Santa Catarina. O ministro criou um grupo de trabalho para analisar a documentação enviada pela FURB, avançando assim no processo de federalização.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store