Orçamento para rodovias federais de SC em 2025 tem corte de cerca de 40%

O orçamento destinado às obras em rodovias federais de Santa Catarina terá um corte significativo em 2025. Após dois anos com repasses acima de R$1 bilhão, o valor será de R$600 milhões. Portanto, essa diminuição compromete a continuidade das obras em andamento e dificulta o início de novos projetos, especialmente em trechos como a duplicação da BR-470 em direção ao Alto Vale.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Entre 2023 e 2024, os recursos permitiram avanços importantes em obras que estavam paradas há anos. Um exemplo é o viaduto de Badenfurt, em Blumenau, que tem previsão de entrega para junho. Assim, com a manutenção do investimento anterior, havia expectativa de conclusão de etapas importantes e ampliação das melhorias para outras regiões do estado.
LEIA TAMBÉM
DNIT demonstra preocupação
Conforme o engenheiro Alysson de Andrade, responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, o trabalho nas obras em execução será mantido, mas a falta de recursos inviabiliza novos projetos. Existe a necessidade de mobilização da bancada federal para garantir a destinação de emendas parlamentares que reforcem o orçamento.
Lideranças veem a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, prevista para junho, como uma oportunidade estratégica para apresentar a demanda por mais investimentos.