Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

MDB assume secretarias nesta quarta (5) e amplia influência no governo de Santa Catarina


Por Tatiane Silva Publicado 05/03/2025 às 10h48
Upiara Boschi
Possível candidatura de Carlos Bolsonaro em SC gera expectativa na política estadual – Foto: Upiara Boschi

O MDB oficializa, nesta quarta-feira (5), sua participação no governo de Santa Catarina com a posse de Carlos Chiodini na Secretaria da Agricultura e Emerson Stein na Secretaria do Meio Ambiente. A aliança com o governador Jorginho Mello (PL) vinha sendo articulada desde o ano passado e fortalece a presença do partido na gestão estadual.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Assim, a entrada do MDB no governo também impacta o cenário político catarinense, dificultando uma possível aliança entre o partido e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), pré-candidato ao governo. O movimento é visto, então, como um reposicionamento do MDB à direita, buscando maior alinhamento com o eleitorado conservador do estado.

LEIA TAMBÉM

MDB amplia influência no governo

Além dos novos secretários, o MDB ampliou sua influência na administração estadual. O deputado estadual Jerry Comper (MDB), que já ocupava a Secretaria de Infraestrutura, conseguiu emplacar aliados em cargos estratégicos. Marcionei Hillesheim ocupa a coordenação da pasta no Vale do Itajaí e José Adalcio Krieger assume a chefia de gabinete.

Desse modo, com a saída de Emerson Stein para o Executivo, o MDB adotará um rodízio de suplentes na Assembleia Legislativa, permitindo a alternância de nomes no cargo a cada três meses. 

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store