Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Lourinho é penalizado por envolvimento em escândalo do lixo em Ituporanga


Por Tatiane Silva Publicado 10/07/2024 às 10h29
Colunista do GCD política Upiara Boschi
Lourinho é penalizado por envolvimento em escândalo do lixo em Ituporanga – Foto: Upiara Boschi

O ex-prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, conhecido como Lourinho, foi condenado a 14 anos de perda de direitos políticos e multa por envolvimento em um escândalo de terceirização da coleta de lixo. Assim, o caso ganhou destaque por seu desdobramento ao longo dos anos, culminando na operação Mensageiro, que resultou na prisão de mais de 20 prefeitos, incluindo vários do Alto Vale.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Política Estadual: MDB e o governo

No âmbito da política estadual, Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelo MDB, está atualmente como governador em exercício. Ele foi a Brasília para reuniões com ministros do MDB, como Renan Filho, Ministro dos Transportes, e Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades. Desse modo, essas ações demonstram o papel do MDB como mediador entre os governos federal e estadual, especialmente em momentos de comunicação difícil entre o presidente Lula e o governador Jorginho Mello.

LEIA TAMBÉM

Viagem de Jorginho Mello a Portugal

Paralelamente, Jorginho Mello está em Portugal com vários secretários para prospectar negócios e firmar parcerias em áreas como saúde, segurança pública e turismo. Durante sua ausência, a bancada estadual do MDB manteve-se ativa em Brasília. O destaque é para a licença do deputado federal Carlos Chiodini, permitindo, então, que Luís Fernando Vampiro assumisse sua cadeira temporariamente. Além disso, a secretária Marisa Bueno está no Uruguai explorando modelos de zonas francas para possíveis implementações em Santa Catarina, especialmente no Oeste do estado.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90
Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store