Júlio Garcia articula apoio para presidência da Alesc pela quarta vez
O deputado estadual Júlio Garcia avança nas articulações para assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela quarta vez. Com apoio já confirmado de 14 parlamentares, incluindo as bancadas do Progressistas, Podemos, Novo, Republicanos, União Brasil e PSD, Garcia se aproxima dos 21 votos necessários para garantir a vitória. A eleição, de voto aberto, é estratégica e exige ampla composição política antes da oficialização das candidaturas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Mesmo sem apoio formal do PL e do MDB, Garcia pode conquistar os votos restantes entre partidos como PT, PSOL, PDT e PSDB. Os partidos ainda não declararam posição. Além disso, por ser o deputado mais idoso da Alesc, ele tem vantagem em caso de empate, de acordo com o regimento interno. As negociações ainda envolvem o governador Jorginho Mello, que tenta alinhar o PL com a candidatura, mas encontra dificuldades devido a atritos entre PL e PSD nas eleições municipais.
LEIA TAMBÉM
Júlio Garcia já presidiu a Alesc entre 2005 e 2007, e em 2019 foi eleito como candidato único. Assim, com habilidade política demonstrada mais uma vez, a expectativa é de que Garcia consolide sua candidatura nos próximos dias, mesmo diante de resistências pontuais.