Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2025 Rio do Sul

Jorginho Mello discute parceria para Baía da Babitonga com ministro em Brasília


Por Tatiane Silva Publicado 28/08/2024 às 09h52
Colunista Upiara Boschi
Luciane Ceretta é cotada para assumir a Secretaria de Educação de Santa Catarina – Foto: Upiara Boschi

As eleições estão em andamento em todo o país, e enquanto os holofotes estão voltados para as disputas, os governos continuam suas atividades. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do PL, frequentemente acusado de evitar contato com ministros do governo federal, esteve em Brasília. Então, se reuniu com o ministro Sílvio Costa Filho, do Republicanos, responsável pela pasta de Portos e Aeroportos.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Jorginho Mello apresentou um projeto de parceria público-privada para a Baía da Babitonga, importante para os portos do norte do estado, como o porto de São Francisco do Sul, administrado pelo estado, e o porto de Itapoá, de gestão privada. Para as obras de alargamento e dragagem do canal de acesso, são necessários R$ 300 milhões. O porto de Itapoá, mesmo privado, paga uma taxa pelo uso do canal, e esse valor será adiantado ao porto de São Francisco para financiar as obras.

LEIA TAMBÉM

Impacto no setor portuário catarinense

Assim, essa iniciativa promete beneficiar ambos os portos, permitindo a entrada de navios de maior porte, o que é um ganho significativo para o setor portuário catarinense. O lançamento desse projeto está previsto para setembro, e o ministro recebeu o convite para participar. Desse modo, a ação demonstra que, mesmo em um período eleitoral, o governador de Santa Catarina está disposto a dialogar com o governo federal. Especialmente, em questões que envolvem o desenvolvimento do estado.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store