João Rodrigues lança pré-candidatura ao governo e busca consolidar PSD em SC

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), lançou sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina em um evento realizado neste fim de semana em Chapecó. A cerimônia, que mobilizou diversas lideranças políticas, teve como principal objetivo demonstrar força dentro do PSD, especialmente diante de setores que defendem o apoio à reeleição do atual governador, Jorginho Mello (PL).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Presenças estratégicas e sinalização nacional
O encontro contou com a presença de nomes importantes da política catarinense e nacional. Estiveram no evento o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, deputados estaduais, além de prefeitos e ex-prefeitos de diversas regiões do estado.
Assim, representantes de outros partidos também participaram, como o deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil) e o ex-deputado estadual Altair Silva (PP).
Entre os destaques, esteve o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen, que discursou no evento, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), considerado um dos presidenciáveis da sigla. Além disso, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, enviou uma mensagem por vídeo, apoiando a movimentação de Rodrigues e reforçando que esse é o caminho para um PSD protagonista em nível estadual e nacional.
Divisão interna no PSD catarinense
Apesar do evento ter demonstrado articulação política, há divisões internas no PSD. O prefeito de Florianópolis e presidente da FECAM, Topázio Neto, esteve em Chapecó dias antes do lançamento, em um evento com o governador Jorginho Mello. Além disso, durante o lançamento da pré-candidatura, Rodrigues ironizou a postura de Topázio, sugerindo que ele não estaria totalmente alinhado com o PSD.
Outro posicionamento contrário à candidatura de Rodrigues veio de Paulo Bornhausen, secretário estadual de Articulação Internacional e filho de Jorge Bornhausen. Em publicação nas redes sociais, ele defendeu a manutenção do apoio do PSD à reeleição de Jorginho Mello. Argumentanto, portanto, que é preciso evitar a fragmentação da direita e o risco de avanço da esquerda no segundo turno das eleições.
Cenário político em construção
O lançamento da pré-candidatura de João Rodrigues ocorre após uma série de boas notícias para o governador Jorginho Mello, que vem ampliando alianças políticas, incluindo aproximações com o MDB e com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).
Ainda é cedo para definir os rumos eleitorais em Santa Catarina, mas o ato em Chapecó representou um movimento estratégico importante dentro do tabuleiro político estadual. Resta acompanhar os próximos passos dos partidos e lideranças envolvidas até a consolidação das candidaturas.