Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2025 Rio do Sul

Governo de SC planeja a construção de cinco novas barragens para conter enchentes no Vale do Itajaí


Por Tatiane Silva Publicado 20/06/2025 às 09h28
Governo de SC planeja a construção de cinco novas barragens para conter enchentes no Vale do Itajaí
Governo de SC planeja a construção de cinco novas barragens para conter enchentes no Vale do Itajaí – Foto: Upiara Boschi

O governo de Santa Catarina (SC) planeja a construção de cinco novas barragens e outras intervenções na foz do rio Itajaí-Açu, como parte de um pacote de obras de prevenção a desastres naturais em Santa Catarina. Os projetos, então, foram tema da reunião entre o governador Jorginho Mello e representantes da JICA, agência japonesa de cooperação internacional, realizada na quinta-feira (19), no Japão.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A visita faz parte de uma missão oficial do governo estadual pela Ásia, que inclui ainda compromissos na China. A JICA já foi parceira de gestões anteriores em iniciativas semelhantes, e agora o governador busca retomar o vínculo para atualização dos projetos e obtenção de financiamento, com foco principal nas regiões do Vale do Itajaí e Alto Vale.

LEIA TAMBÉM

Vice-governadora promove o turismo em Portugal e Espanha

No entanto, paralelamente, a vice-governadora Marilisa Boehm cumpre roteiro institucional em Portugal e Espanha. A agenda tem como objetivo promover Santa Catarina como destino turístico e manter ativa a rota aérea entre Florianópolis e Lisboa. A secretária de Turismo, Catiane Seif, também participa da comitiva.

Assim, com a ausência das principais lideranças do Executivo, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco de Oliveira Neto, assumiu interinamente o governo estadual. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, optou por não assumir o cargo, e o deputado Padre Pedro Baldissera responde temporariamente pela Alesc.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store