Governadores do Sul e Sudeste discutem segurança e dívidas com a União no Cosud
Santa Catarina está sediando o 12º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne governadores, secretários e líderes dos sete estados dessas regiões para discutir temas relevantes e enviar mensagens ao Governo Federal. Durante o evento, que ocorre em Florianópolis, participaram governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chegou apenas no final do primeiro dia, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não compareceu devido a uma missão oficial na Ásia, sendo representado pelo vice-governador, Gabriel Souza.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Os governadores aproveitaram a reunião para fazer cobranças em relação à autonomia dos estados, especialmente em questões de segurança pública e finanças. A proposta do Governo Federal de criar uma nova polícia ostensiva vinculada à Polícia Rodoviária Federal gerou debates acalorados. A maioria dos governadores reconheceu a importância de uma atuação federal para o combate ao crime organizado, mas expressou preocupação com a perda de autonomia. Outro ponto central abordado foi a questão da dívida dos estados com a União. Os governadores destacaram que os estados do Sul e Sudeste concentram 70% do PIB nacional e 95% das dívidas estaduais com o Governo Federal. Essa situação impede investimentos essenciais para o desenvolvimento local.
LEIA TAMBÉM
Assim, no último dia do evento, sábado (23), será assinada a “Carta de Florianópolis”, que apresentará uma posição conjunta dos estados sobre a proposta de PEC da Segurança Pública.