Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Governador Jorginho Mello cede mais espaço ao MDB; partido deve ocupar três secretarias


Por Tatiane Silva Publicado 31/10/2024 às 10h00
Upiara Boschi
Pré-candidatura de João Rodrigues ao governo movimenta cenário político em SC – Foto: Upiara Boschi

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ampliou a participação do MDB nas secretarias em seu governo. Ele cedeu ao partido três secretarias estaduais, em uma parceria que fortalece a base aliada. Até então, o MDB ocupava apenas a Secretaria de Infraestrutura. Com a negociação, o MDB assumirá também a Secretaria de Agricultura. Além disso, o partido deve ocupar uma terceira pasta, ainda em estudo. Essa secretaria pode ser a Casa Civil ou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. A expansão de cargos aconteceu em uma reunião na Casa d’Agronômica. Participaram da reunião o governador Jorginho Mello, o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, e o presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A movimentação ocorre em meio a um pedido do MDB para reforçar a autonomia de Comper na Secretaria de Infraestrutura, onde ele busca maior protagonismo. Para a Secretaria de Agricultura, o governador manifestou preferência pelo deputado estadual Antídio Lunelli. Caso Lunelli recuse o convite, o deputado Volnei Weber também é cogitado para o cargo. Assim, com a possibilidade de Chiodini assumir a terceira secretaria abriria espaço para o suplente Luiz Fernando Vampiro, de Criciúma, ocupar sua vaga na Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa, a ex-prefeita de Maravilha, Rosi Maldaner, também poderia assumir uma cadeira.

LEIA TAMBÉM

Então, com o avanço dessa articulação, Mello busca consolidar uma nova “Tríplice Aliança” com o PL, MDB e Progressistas (PP), lembrando a aliança que marcou a política catarinense no passado. Desse modo, nesse cenário, o PSD desponta como principal força opositora em nível estadual, uma tendência reforçada por alianças do partido com o Novo em algumas cidades importantes, como Blumenau e Joinville.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store