Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de março de 2025 Rio do Sul
  • Imagem do WhatsApp de 2025-01-29 à(s) 15.22.38_8fb9d15a

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques apoia candidatos do PSD, distanciando-se do PL


Por Tatiane Silva Publicado 02/10/2024 às 10h49
Colunista do GCD política Upiara Boschi
Júlio Garcia articula apoio para presidência da Alesc pela quarta vez – Foto: Upiara Boschi

Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), passou quase um ano preso preventivamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão aconteceu por causa das blitzes realizadas pela PRF no segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro. Na ocasião, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva disputavam a presidência. Houve a operação por suspeitas de tentar interferir no fluxo de eleitores de Lula no Nordeste. Ao sair da prisão, Vasques se aproximou de candidatos do PSD, em especial na cidade de São José, Santa Catarina, distanciando-se do PL, partido que antes o apoiava.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Embora tenha sido anteriormente vinculado ao bolsonarismo, Vasques agora apoia abertamente o candidato Orvino Coelho de Ávila (PSD) na disputa pela prefeitura de São José. A aproximação com o PSD ocorre em um momento estratégico, onde o partido busca consolidar sua influência na região. Existe a possibilidade de que, se Orvino for reeleito, Silvinei Vasques assuma o cargo de secretário de Projetos Especiais. Fortalecendo, assim, ainda mais seus laços com o partido e sua atuação política.

LEIA TAMBÉM

A movimentação de Vasques também reflete a estratégia do PSD para as eleições estaduais de 2026, liderada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que planeja disputar o governo. O partido enxerga Vasques como um nome forte para compor seu palanque, e há planos para que ele concorra a deputado federal nas próximas eleições. Apesar de suas fortes conexões com o bolsonarismo, Vasques encontrou no PSD uma oportunidade de crescimento político. Ele não conseguiu espaço no governo de Jorginho Mello, que ignorou pressões para nomeá-lo secretário de Segurança Pública.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)
Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store