Deputados lançam movimento para alinhar MDB-SC à direita e a Bolsonaro

O deputado federal Rafael Pezenti (MDB), junto com Antídio Lunelli (MDB), anunciou um movimento para reposicionar o partido à direita. Ambos, declaradamente bolsonaristas, defendem maior aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e buscam construir uma nova ala conservadora dentro do MDB em Santa Catarina.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
MDB faz parte do governo estadual e também atua em Brasília
O partido segue como aliado do governo estadual de Jorginho Mello (PL), com três secretarias ocupadas: Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura. Além disso, o MDB é apontado como favorito para indicar o nome a vice-governador na chapa de reeleição em 2026, sendo o secretário Carlos Chiodini o mais cotado.
LEIA TAMBÉM
No cenário nacional, o MDB também participa do governo Lula (PT), com pastas como Planejamento, Transportes e Cidades. Mesmo sem representantes catarinenses nesses ministérios, lideranças do estado, como Valdir Cobalchini, mantêm articulação em Brasília.
O movimento liderado por Pezenti e Lunelli levanta dúvidas sobre o futuro do MDB em um eleitorado majoritariamente conservador.