Deputados aprovam lei que garante benefícios sociais a trabalhadores safristas
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante aos trabalhadores safristas o direito de continuar recebendo benefícios sociais, como o Bolsa Família, durante o período do contrato de safra. Desse modo, a medida visa beneficiar tanto os trabalhadores quanto os empregadores, permitindo que os safristas mantenham os auxílios sociais mesmo com a formalização do trabalho. Portanto, a proposta agora segue para o Senado.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Apoio unânime ao projeto
O projeto de lei contou com o apoio tanto da oposição quanto do governo. Foi proposto pelo deputado Zé Vitor (PL) e teve como relator o deputado Odair Cunha (PT). Assim, Cunha destacou que a aprovação do projeto deve incentivar a formalização do trabalho no campo. Desse modo, evitando que os trabalhadores safristas permaneçam na informalidade por medo de perder os benefícios sociais ao longo do ano.
LEIA TAMBÉM
- Deputado propõe emenda para garantir recursos da Defesa Civil em 2025
- Câmara dos Deputados aprova PL que garante Bolsa Família a trabalhadores safristas
Possível ampliação para outros setores
Alguns deputados expressaram o desejo de ampliar o projeto para incluir outros trabalhos sazonais, como os empregos no comércio durante o período natalino ou os trabalhadores de temporadas de verão. Desse modo, essa ampliação poderia oferecer uma maior segurança social a diversos trabalhadores temporários em diferentes setores da economia.