Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Deputados aprovam lei que garante benefícios sociais a trabalhadores safristas


Por Tatiane Silva Publicado 21/06/2024 às 15h17
Upiara Boschi
Candidatos adotam “tarifa zero” em propostas para transporte coletivo – Foto: Upiara Boschi

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante aos trabalhadores safristas o direito de continuar recebendo benefícios sociais, como o Bolsa Família, durante o período do contrato de safra. Desse modo, a medida visa beneficiar tanto os trabalhadores quanto os empregadores, permitindo que os safristas mantenham os auxílios sociais mesmo com a formalização do trabalho. Portanto, a proposta agora segue para o Senado.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Apoio unânime ao projeto

O projeto de lei contou com o apoio tanto da oposição quanto do governo. Foi proposto pelo deputado Zé Vitor (PL) e teve como relator o deputado Odair Cunha (PT). Assim, Cunha destacou que a aprovação do projeto deve incentivar a formalização do trabalho no campo. Desse modo, evitando que os trabalhadores safristas permaneçam na informalidade por medo de perder os benefícios sociais ao longo do ano.

LEIA TAMBÉM

Possível ampliação para outros setores

Alguns deputados expressaram o desejo de ampliar o projeto para incluir outros trabalhos sazonais, como os empregos no comércio durante o período natalino ou os trabalhadores de temporadas de verão. Desse modo, essa ampliação poderia oferecer uma maior segurança social a diversos trabalhadores temporários em diferentes setores da economia.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90
Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store