Caroline de Toni assume liderança da minoria na Câmara dos Deputados

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) recebeu a nomeaçõ de líder da minoria na Câmara dos Deputados, cargo que a coloca à frente dos partidos de oposição ao governo. A decisão reforça sua influência política após presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde pautou temas como aborto e drogas, gerando embates com o governo. A liderança da oposição ficou com o deputado Zucco (PL-RS).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A escolha de Caroline de Toni contou com apoio do PL Nacional, incluindo o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Caroline é considerada uma peça estratégica, mantendo um perfil combativo, porém institucional. Assim, nos bastidores, já cogitavam seu nome para disputar uma vaga ao Senado em 2026, contando com a simpatia do governador Jorginho Mello (PL).
LEIA TAMBÉM
Santa Catarina na liderança da oposição
Além da deputada, houve a indicação de outros parlamentares catarinenses para funções de destaque. Gilson Marques (Novo) e Júlia Zanatta (PL) estão entre os vice-líderes da minoria, enquanto José Trovão (PL) figura na vice-liderança da oposição. No grupo governista, Ana Paula Lima (PT) segue como uma das 20 vice-líderes do governo Lula.
Entretanto, a definição da nova presidência da CCJ ainda está em aberto. O MDB e o União Brasil disputam o posto, e o deputado catarinense Carlos Chiodini (MDB) aparece entre os cotados.