Câmara aprova mais quatro deputados para SC; redistribuição proporcional foi ignorada

Santa Catarina (SC) deve ganhar quatro novas cadeiras na Câmara dos Deputados após a aprovação de um projeto de lei que aumenta o número total de parlamentares federais de 513 para 531. A Câmara votou a proposta na terça-feira (6) para atender a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que cobrou a atualização da representação dos estados com base nas mudanças populacionais desde 1993.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Assim, a medida beneficia estados como Santa Catarina e Pará, que registraram crescimento populacional nas últimas décadas. No entanto, o projeto não retirou vagas de estados que deveriam perder cadeiras, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí. Com isso, a redistribuição foi substituída por um aumento no total de deputados federais.
LEIA TAMBÉM
Votação teve apoio de partidos do centro e centro-direita
A deputada Dani Cunha (Republicanos-RJ) apresentou o projeto, e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), escolheu a proposta para votação. A Câmara ignorou uma proposta alternativa do deputado Rafael Pezenti, do MDB de Santa Catarina, que previa apenas a redistribuição proporcional. Partidos como União Brasil, MDB, PSD e Progressistas apoiaram o texto. Já o PL foi contra, e o PT liberou seus membros para votar livremente.
Entretanto, apenas o deputado Fábio Choquette (União Brasil) votou a favor entre os catarinenses. Com a possível confirmação da proposta no Senado e sanção presidencial, Santa Catarina também deverá ter quatro novas cadeiras na Assembleia Legislativa. A mudança, no entanto, não afetará o número de vereadores, já que essa definição segue regras constitucionais próprias.