Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Bolsonaro e Jorginho alinham estratégias do PL para eleições de 2026


Por Tatiane Silva Publicado 10/06/2025 às 10h05
Bolsonaro e Jorginho alinham estratégias do PL para eleições de 2026
Bolsonaro e Jorginho alinham estratégias do PL para eleições de 2026 – Foto: Upiara Boschi

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, discutiram em Brasília a composição do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2026. O foco da conversa foi a definição das duas candidaturas ao Senado, uma vez que cada estado elegerá dois senadores no próximo pleito. O objetivo de Bolsonaro é consolidar maioria na Casa, priorizando estados onde tem maior apoio popular.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Uma das possibilidades em discussão é que cada liderança indique um nome, desde que ambos sejam filiados ao PL. O governador pretende lançar a deputada federal Caroline de Toni como sua indicada. Já Bolsonaro avalia as opções entre o vereador Carlos Bolsonaro, seu filho, ou a deputada federal Júlia Zanatta. Carlos, no entanto, ainda considera permanecer no Rio de Janeiro para disputar novo mandato como deputado federal.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro também cogita apoio fora do PL

Há também a possibilidade de apoio a um nome de fora do PL. Bolsonaro teria citado o senador Esperidião Amin (PP) como alternativa, o que poderia atrair a Federação União Progressista e ampliar a base de apoio no estado, inclusive abrindo espaço para uma eventual aliança com o PSD do prefeito João Rodrigues.

Apesar das articulações, a definição oficial das candidaturas deve ficar para 2026. O cenário depende dos desdobramentos jurídicos envolvendo o ex-presidente, que enfrenta julgamento no Supremo Tribunal Federal. 

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store