Assembleia Legislativa define lideranças das comissões permanentes para novo período

A Assembleia Legislativa definiu, na sessão de quarta-feira (5), a composição das comissões permanentes e suas respectivas presidências. Entretanto, o processo, que poderia se estender por mais cinco sessões, foi acelerado a pedido do presidente da Casa, deputado estadual Julio Garcia, e aprovado por unanimidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Principais comissões e seus presidentes
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Casa, será Pepê Collaço (Progressistas). Já a Comissão de Finanças terá Marcos Vieira (PSDB) na liderança. Assim, o Partido Liberal (PL), além de garantir duas cadeiras na mesa diretora, assegurou a Comissão de Trabalho e Serviço Público, com Ivan Naatz, além da Comissão de Turismo, sob o comando de Carlos Humberto, e a de Segurança Pública, presidida por Jessé Lopes.
LEIA TAMBÉM
Alianças e estratégias partidárias
O Progressistas, com apenas três deputados estaduais, abriu mão de uma vaga na mesa diretora para garantir a liderança da Comissão de Constituição e Justiça. O PSDB, em bloco com o MDB, conquistou a Comissão de Finanças. Assim, essa organização evitou que o PL obtivesse mais espaço no parlamento.
Já os partidos de esquerda apoiaram a eleição de Julio Garcia para manter suas posições. Todavia, o PT garantiu a presidência da Comissão de Saúde, com Neodi Saretta, e da Comissão de Educação, Luciane Carminatti. O PSOL manteve a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado estadual Marquito.