Assembleia de SC deve pedir audiência com Lula sobre obras no Morro dos Cavalos, na BR-101

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deve aprovar nesta quarta-feira (9) uma moção solicitando audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido, articulado pela bancada do Sul, busca discutir soluções para os constantes bloqueios no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101. O que isola o litoral do estado sempre que há acidentes ou deslizamentos.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A demanda ganhou força após o grave acidente ocorrido no domingo (6), quando um caminhão-tanque pegou fogo na região. Apesar de não haver vítimas fatais, o episódio gerou congestionamentos e reacendeu o debate sobre a necessidade de obras estruturantes, como a construção de túneis, para garantir o fluxo seguro e contínuo na rodovia.
LEIA TAMBÉM
Assembleia busca apoio do governo federal
Segundo os parlamentares, há indefinições entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e as concessionárias sobre a responsabilidade pela obra. A moção será enviada ao Palácio do Planalto, e a expectativa é de que Lula receba representantes da Alesc, entre eles o deputado Julio Garcia, que ajudou a redigir o documento.
No entanto, mesmo diante do distanciamento político entre o governador Jorginho Mello e o presidente, a participação de parlamentares do MDB pode facilitar o diálogo. O partido mantém boa relação com o governo federal e com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o que pode favorecer o avanço das negociações em Brasília.