Após mal-estar e cancelamento de agenda, visita de Lula a Itajaí segue sob expectativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Itajaí nesta quinta-feira (29) para anunciar investimentos no Porto da cidade, recentemente federalizado. Ainda não houve a confirmação oficial, já que o presidente cancelou compromissos na terça-feira (27) após um mal-estar. Apesar disso, os preparativos seguem encaminhados, e a expectativa é de que a agenda seja mantida.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Quem não deve comparecer ao evento é o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Esta será mais uma ocasião em que o chefe do Executivo estadual se ausenta de compromissos com o presidente Lula em território catarinense, evidenciando o distanciamento político entre ambos.
LEIA TAMBÉM
Discussão entre deputados chega ao Ministério Público Eleitoral
Enquanto isso, uma disputa interna na Assembleia Legislativa do Estado levou à judicialização de um conflito entre os deputados Ivan Naatz (PL) e Paulinha (Podemos). A deputada assumiu a coordenação da bancada do Vale do Itajaí após acordo com o deputado Oscar Gutz (PL), o que gerou críticas de Naatz, que a chamou de “golpista” e afirmou que ela usava o feminismo para se vitimizar.
Paulinha levou o caso ao Ministério Público Eleitoral, que apresentou denúncia ao TRE-SC por violência política de gênero. No entanto, os magistrados entenderam, por unanimidade, que não houve crime com base no gênero. Apesar da decisão, a Assembleia Legislativa pode avaliar internamente eventuais excessos do deputado, conforme reconheceu a Justiça Eleitoral.