Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

Alesc elege nova Mesa Diretora neste sábado (1º)


Por Cristiane Faustino Publicado 29/01/2025 às 10h36
Upiara Boschi
Alesc elege nova Mesa Diretora neste sábado (1º) – Foto: Upiara Boschi

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) inicia os trabalhos legislativos de 2025 neste sábado (1º), com a eleição da nova Mesa Diretora. A sessão ocorrerá no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, marcando a metade da legislatura e a renovação da liderança no Parlamento estadual.

Mais uma vez, a presidência deve ficar com o deputado Júlio Garcia (PSD), que já recebeu apoio das principais bancadas. Garcia, caso seja eleito, assumirá o quarto mandato como presidente da Casa. Júlio Garcia foi presidente da Alesc pela primeira vez em 2005, durante o governo de Luiz Henrique da Silveira, sendo reeleito em 2007. Após uma década no Tribunal de Contas do Estado, retornou à Assembleia em 2018 e reassumiu a presidência em 2019.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Composição da nova Mesa Diretora

A formação da nova Mesa Diretora está praticamente definida desde dezembro de 2024. O deputado Fernando Krelling (MDB) deve ocupar o cargo de 1º vice-presidente, enquanto o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) ficará responsável pela 2ª vice-presidência.

A 1ª Secretaria, que desempenha papel fundamental na administração interna da Casa e na definição do trâmite dos projetos, será comandada pela deputada Ana Campagnolo (PL). O deputado Marcos La Rosa (União Brasil) ocupará a 2ª Secretaria, enquanto o Podemos indicará o deputado que assumirá a 3ª Secretaria, mas ainda não definiu quem será. Oscar Gutz (PL), representante do Alto Vale, ocupará a 4ª Secretaria.

LEIA TAMBÉM

Jorginho anuncia novos secretários enquanto João Rodrigues se lança pré-candidato

Articulações políticas

A volta de Júlio Garcia ao comando da Alesc ocorre em meio a um contexto político movimentado. Filiado ao PSD, ele tem proximidade com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pré-candidato ao governo do estado. No entanto, recebeu apoio do governador Jorginho Mello (PL) para sua recondução ao cargo, o que consolidou sua maioria na Casa.

O PSD e o PL possuem as maiores bancadas na Alesc, o que, desse modo, fortaleceu a articulação política para a eleição de Júlio Garcia. A presença de lideranças estratégicas na Mesa Diretora também deve influenciar os debates legislativos nos próximos dois anos.

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store