Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Alesc discute veto do governador sobre transparência nas barragens catarinenses


Por Tatiane Silva Publicado 03/07/2024 às 10h21
Colunista Upiara Boschi
Alesc discute veto do governador sobre transparência nas barragens catarinenses – Foto: Upiara Boschi

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) continua seu projeto itinerante, levando sessões e comissões para cidades pólos do estado. Desta vez, a Alesc realizou uma sessão em Criciúma, onde discutiu diversas pautas, incluindo um tema sensível para a região do Alto Vale. O debate girou em torno do veto parcial do Governador Jorginho Mello ao projeto de lei apresentado pelo ex-deputado Gerri Consoli, que busca aumentar a transparência na manutenção e gestão das barragens catarinenses.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Discussão sobre transparência nas barragens

O projeto original, proposto por Consoli, incluía, portanto, cronogramas de fiscalização e diretrizes sobre como apresentar as informações nos meios de comunicação do estado. A intenção era assegurar maior transparência e segurança na gestão das barragens. No entanto, o governador Jorginho Mello vetou parcialmente o projeto, argumentando que, embora considere a iniciativa importante, a delimitação das formas de agir invadia a competência do executivo.

LEIA TAMBÉM

Resposta da Comissão de Constituição e Justiça

Assim, em resposta ao governador, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc rapidamente derrubou o veto. A decisão da CCJ agora segue para votação em plenário. Os deputados estaduais decidirão, então, se estabelecem diretrizes específicas para a transparência e fiscalização das barragens ou se mantêm a autonomia do governador Jorginho Mello nesse assunto.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90
Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store