Workshop em Ibirama expõe novas tecnologias para bombeiros e profissionais da saúde e segurança
Evento gratuito deve reunir 36 empresas no Centro de Eventos Manoel Marchetti
O 1º Workshop Firefighter Equipment Fair acontecerá no sábado (16), das 7h às 18h, no Centro de Eventos Manoel Marchetti, em Ibirama. O evento, com entrada gratuita, reúne 36 empresas de todo o Brasil para apresentar novas tecnologias e equipamentos voltados aos bombeiros, profissionais de segurança pública e da área de saúde.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O Subchefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, John Kenedi Spiess, explica que a feira de equipamentos contará com empresas de diversas regiões do país, incluindo Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de representações de marcas internacionais.
Da nossa região do Alto Vale do Itajaí, temos algumas empresas do litoral, como Florianópolis, Balneário Camboriú, temos empresas de Blumenau, e aí a gente tem a sua grande massa de empresas fora do estado. Temos bastante empresa no Rio Grande do Sul, que vem expor de Porto Alegre ou regiões próximas, empresas de São Paulo. Temos empresas que têm representante brasileiro, que estará expondo nessa feira, que são algumas empresas específicas, só que a sua concentração não é no Brasil, ela tem a empresa própria nos Estados Unidos e na Europa. A gente tá colocando mais de 42 marcas de exposição
disse Spiess.
A feira e o workshop em Ibirama visam proporcionar um intercâmbio de conhecimento e inovação entre os setores. Abrangendo desde equipamentos de resgate veicular, resgate em altura e combate a incêndios até dispositivos para cuidados pós-hospitalares. Além disso, materiais para segurança pública, como coletes e torniquetes táticos.
Spiess comenta que a feira oferece uma oportunidade de atualização tanto para os bombeiros, bem como, os profissionais de segurança e saúde. A iniciativa beneficia, em última instância, a comunidade que poderá contar com um serviço cada vez mais qualificado.
Essa feira contribui tanto para o bombeiro, para a segurança pública e a área da saúde por conta de conhecimento. Porque existem novas tecnologias que a gente não utiliza, mas a gente acaba conhecendo nessa feira. Também contribui para a sociedade de uma forma meio que indireta, porque a gente acaba conhecendo um equipamento novo, adquirindo um equipamento novo e quem ganha lá no final será a sociedade, a comunidade. E aí a gente aguarda a todos, para ver com o que a gente trabalha, o custo desses equipamentos, para eles terem uma ideia de quanto custa manter um quartel de bombeiros
explicou Spiess.
Assim, a feira espera a presença de bombeiros voluntários e militares de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de contar com o apoio do Exército Brasileiro.
Ouça a reportagem completa abaixo: