Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Vidal Ramos tem 24 pontes destruídas pelas cheias 


Por Cristiane Faustino Publicado 01/12/2023 às 13h45
Vidal Ramos tem 24 pontes destruídas pelas cheias 
Foto: Defesa Civil Vidal Ramos

Com volumes expressivos de chuva do mês de novembro, o nível do rio Itajaí-Mirim extrapolou a calha e invadiu pela primeira vez a avenida Jorge Lacerda, no centro de Vidal Ramos. O município registra diversos prejuízos, com pontes, estradas e comércios. Os danos estão sendo contabilizados e, ao todo, 24 pontes entre grandes e pequenas foram destruídas.

O prefeito do município, Nelson Back, comenta a dificuldade de acesso a algumas comunidades. “Nós estamos fazendo os trabalhos emergenciais. Já conseguimos liberar diversas comunidades, temos um ponto do município, que inclusive a energia elétrica não foi restabelecida ainda em função da dificuldade de chegada pela estrada. Além disso, temos pontes que pertencem ao município para restabelecimento, são 24 pontes destruídas. Então, estamos trabalhando, mas ainda temos transporte escolar, que não está funcionando na integralidade”, relata.

O município recebeu nesta semana equipes da Defesa Civil Estadual e Regional, que indicaram a interdição de diversos pontos e residências, como explica Back. “Um problema muito sério também em Vidal Ramos foi o deslizamento de terra, comprometendo inclusive residências, núcleos e residências, ranchos. Um fator climático diferenciado. Até acionamos a Defesa Civil estadual para que destinasse um geólogo para dar um estudo para a gente e constatar o que aconteceu”, conta.

Por fim, Vidal Ramos receberá R$ 1,5 milhões de auxílio para recuperação das cheias. “Os prejuízos são enormes. Esse recurso, na verdade, vai ser destinado para compra de macadame, de tubos, de vigas, de pranchas. Poderemos fazer a contratar de mão de obra terceirizada de máquinas e maquinário, porque vamos precisar muito”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store