Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2025 Rio do Sul
  • REF_C_Campanha_Sala_Vacinas_970x250px_BANNER-PORTAL-GCD

Udesc Alto Vale lança site sobre italianos na Colônia Hansa-Hammonia

Novo site reúne acervo histórico digitalizado e democratiza o acesso à informação


Por GCD Publicado 01/08/2024 às 13h23
Udesc Alto Vale lança site sobre italianos na Colônia Hansa-Hammonia
Udesc Alto Vale lança site sobre italianos na Colônia Hansa-Hammonia – Foto: Udesc

Nesta sexta-feira, 02, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançará oficialmente o site “Italianos na Colônia Hansa-Hammonia”. O lançamento ocorre durante a segunda edição do A-Gosto de Cultura, que segue até 31 de agosto em Ibirama.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Lançamento e conteúdo do site

O site, resultado do projeto “Digitalização do acervo documental da Sociedade Colonizadora Hanseática; Análise da influência italiana na Colônia Hansa-Hammonia”, conta com mais de 1,5 mil imagens digitalizadas. Portanto, esse projeto faz parte do Campus de Cultura Udesc e foi iniciado em 2022.

LEIA TAMBÉM

Três anos de pesquisa

Realizaram então a pesquisa, que durou quase três anos, no Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst, focando na Sociedade Colonizadora Hanseática. De acordo com o coordenador do projeto, Rafael Rossi Schafer, o projeto teve exposições, palestras e, agora, com o site. “Esperamos democratizar ainda mais a informação e atingir um grande número de pessoas com o material histórico que inclui registros de compra de terras, mapas e outros documentos“, afirma.

Histórico da Colônia Hansa-Hammonia

A Colônia Hansa-Hammonia compreende assim a cidade de Ibirama e outros municípios do Vale Norte, na microrregião do Alto Vale do Itajaí.

Parceiros do projeto

Por fim, o projeto conta com a parceria do Arquivo Público de Ibirama Carlos Pabst, onde as digitalizações são realizadas; do Circolo Trentino di Presidente Getúlio, uma associação de descendentes de italianos interessada na história da ocupação italiana. Além disso da Escola de Educação Básica Cecília Ax. Localizada no Bairro Rio Ferro, em Presidente Getúlio, um reduto italiano que oferece a língua italiana como segunda língua estrangeira.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store