Traçado do contorno viário de Ibirama está em estudo
Projeto deve melhorar o tráfego urbano e abrir novas áreas para desenvolvimento

O traçado do contorno viário de Ibirama está em fase de estudo técnico, conduzido pelo Laboratório de Infraestrutura Urbana (InfraLab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A proposta busca criar um novo acesso entre os bairros Areado e Nova Stettin. Assim, a iniciativa visa desafogar o tráfego no centro da cidade e impulsionando o crescimento urbano.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Estudo considera relevo, impacto ambiental e custos
De acordo com o professor Rafael Pacheco, coordenador do InfraLab, o levantamento visa identificar a alternativa mais viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.
A ideia é encontrar a melhor alternativa possível, com o menor impacto de movimentação de terra e menor custo. Estamos analisando rotas que possam ser viáveis tanto do ponto de vista técnico quanto econômico
explicou Pacheco.
Reunião discutiu andamento do projeto do traçado do contorno viário de Ibirama
Recentemente aconteceu uma reunião para apresentar os avanços do estudo. Participaram o prefeito de Ibirama, Duílio Gehrke, bem como o vice-prefeito, Alisson Kufky, o diretor-geral da Udesc Alto Vale, professor Marino Luiz Eyerkaufer, o coordenador Rafael Pacheco e a assessora de Planejamento da Prefeitura, Cristiane Schattenberg.
Contorno terá apoio do Governo do Estado
A futura obra deverá contar com aporte financeiro do Governo do Estado. Além de reduzir o fluxo de veículos pesados no centro, o contorno viário permitirá o acesso a áreas hoje pouco exploradas. A obra irá contribuir para o desenvolvimento urbano de Ibirama e a qualidade de vida da população.