Thomé vai apresentar, na Alesc, perdas provocadas pelas cheias
Em agenda, em Florianópolis, o prefeito de Rio do Sul e presidente da Amavi, José Thomé, formalizou solicitação de apoio financeiro para os municípios atingidos pelas cheias no Alto Vale. Além disso, Thomé também procurou diversos órgãos para reforçar a necessidade de andamento dos projetos de mitigação de cheias. “Estive na Secretaria de Estado do Meio Ambiente solicitando agilidade na tramitação dos licenciamentos ambientais para as obras dos melhoramentos da bacia do Rio Itajaí, principalmente a dragagem de Rio do Sul a Lontras. Estive com o secretário de Estado da Defesa Civil, também, solicitando atenção na manutenção das barragens de Ituporanga e Taió”, ressalta.
De acordo com Thomé, em parceria com a Defesa Civil do Estado e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rio do Sul recebeu 150 mil reais. “Laurentino e Rio do Oeste também estarão recebendo esses recursos, e eventualmente Agronômica e Taió. Encontrei também o governador Jorginho Mello, falamos importância da manutenção das barragens”, relata.
O gestor ainda conta que deve participar na Alesc de uma audiência para apresentar o relatório de perdas da região. “Conversamos com diversos deputados, solicitando apoio financeiro para as prefeituras atingidas e ainda solicitamos que a Assembleia crie algo que viabilize recursos para os municípios. O governo deu apoio e auxiliou com ajuda humanitária, logística, transporte aéreo, mantimentos e medicamentos. Porém agora precisamos reconstruir vias, pavimentar estradas, recuperar pontes, na qual muitas vezes os projetos em nível estadual do governo e federal, não acabam contemplando”, conta.